1. COMPETIDOR

1.1) Deve ter no mínimo 16 anos de idade comprovados.

1.2) E juntamente com o co piloto completamente responsável por sua integridade física durante a operação do sistema e/ ou veículo, além dos danos causados direta ou indiretamente à outrem, desde que comprovados.

1.3) Fica proibida a ingestão de qualquer tipo de bebida alcoólica na linha de medição, na inspeção e na tenda de inscrição, também não poderá participar do evento se estiver em estado de embriaguez comprovada ou notada, mesmo que tenha ingerido bebida alcoólica fora do especificado acima.

1.4) Poderá estar acompanhado de seu co piloto (auxiliar) na linha de medição/julgamento e somente os dois poderão permanecer na arena.

1.5) Tem de acompanhar seu veículo nos eventos em que o mesmo estiver presente.

1.6) Poderá participar e se inscrever em várias categorias em cada evento, desde que atenda aos requisitos acumulando resultados, recordes e pontuação no circuito.

1.7) Pontualidade, apresentação, cumprimento das regras, respeito com todos, são requisitos básicos para a realização de uma boa etapa.

1.8) A não observância das regras expostas acima e a seguir, poderá acarretar em desclassificação, sem direito à restituição do valor pago na inscrição.

2. REGRAS GERAIS

2.1) O veículo em medição e análise deverá ser conduzido até a linha de julgamento e deverá, a critério do juiz, se necessário, percorrer uma distância estipulada em aproximadamente 10 metros.

2.2) Os pneus deverão estar com no mínimo 22 libras de pressão cada.

2.3) O veículo não poderá conter em seu interior e no porta malas, peso extra de qualquer espécie, com exceção para o equipamento do som automotivo, sem exageros.

2.4) Será verificada a presença do tipo de suspensão e dos aros cadastrados para confirmação da categoria.

2.5) No momento da medição não poderá haver pessoas dentro do veículo e o motor deverá estar desligado.

2.6) O responsável pelo veículo deve acompanhar as medições sozinho.

2.7) Será premiado o 1º, 2º e 3º colocados de cada categoria com troféus personalizados.

2.8) O carro deverá estar equilibrado, ou seja, rebaixado na dianteira e na traseira e nos dois lados.

2.9) A medição será realizada por equipamentos padrões dos juízes, sendo os mesmos para todos os competidores.

2.10) O ponto de referência para medição serão as caixas de ar laterais do veículo, lado direito e lado esquerdo.

2.11) O resultado final, será concretizado pela média das alturas das quatro (04) medições no veículo.

2.12) No caso de empate na mesma categoria, o vencedor será o veículo que apresentar maior número na soma das calibragens dos pneus em relação ao veículo concorrente e empatado no resultado.

2.13) O veículo poderá arrastar qualquer parte que seja do carro no chão, no momento do deslocamento exigido pelo juiz, afinal rebaixar é arte e raspar faz parte.

2.14) Os Aros do veículo terão de ter a mesma medida nas quatro rodas.

2.15) O veículo será medido e/ou avaliado somente uma vez e no local de medição. A infração de qualquer regra, sem possibilidade de adequação do veículo, fará com que o mesmo seja desclassificado da etapa, o valor da inscrição não será devolvido. O veículo poderá ser inscrito em mais de uma categoria na mesma etapa, desde que em categorias diferentes e medições individuais para cada uma.

3. CATEGORIAS – REBAIXADOS

ANTIGO: COM MOLA 13 – 14 –15 – 16 – 17 – 18 EM DIANTE
ANTIGO: SEM MOLA 13 – 14 – 15 – 16 – 17 – 18 EM DIANTE
NOVO: COM MOLA 13 – 14 –15 – 16 – 17 – 18 EM DIANTE
NOVO: SEM MOLA 13 – 14 – 15 – 16 – 17 – 18 EM DIANTE
ROSCA: 13 – 14 – 15 – 16 – 17 – 18 EM DIANTE
AR: 13 – 14 – 15 – 16 – 17 – 18 – 19 – 20 EM DIANTE
ESPECIAL: 13 – 14 – 15 – 16 – 17 – 18 EM DIANTE
MOTO ATÉ 125 cc–DE 150cc à 250cc – DE 300cc em diante
SEDAN: 13 – 14 – 15 – 16 – 17 – 18 – 19 – 20 EM DIANTE
NEGATIVA: 13 – 14 – 15 – 16 – 17 – 18 – 19 – 20 EM DIANTE
PICK-UP: 13 – 14 – 15 – 16 – 17 – 18 – 19 – 20 EM DIANTE
BIKE ARO 20 – BIKE ARO 26 – VEÍCULO CRIAÇÃO

4. SEGURANÇA

4.1) O veículo deve estar vazio de pessoas no seu interior, no momento da medição;

4.2) O freio de mão deve estar acionado.

4.3) O veículo poderá estar com o motor ligado (funcionando) em marcha lenta na hora da medição, desde que a rotação do mesmo não exceda 2000 rpm.

4.4) A(s) bateria(s) deve(m) estar acomodada(s) no veículo em local devidamente adequado, isolado e protegido.

4.5) Todo veículo deverá portar no mínimo um extintor de incêndio devidamente carregado e em condições de uso, fácil manuseio e acesso livre.

4.6) 0 veículo não poderá ser aberto durante a medição, sob pena do resultado obtido ser invalidado e o mesmo ser desclassificado. Se esta infração ocorrer na etapa eliminatória, o competidor será desclassificado, tendo seu resultado invalidado (zerado).

4.7) A responsabilidade da adequação a essas regras é do competidor, se este estiver em desacordo com uma ou mais destas condições, serão analisados os casos e não havendo condições mínimas o competidor será desclassificado da etapa.

4.8) No momento da medição o veículo deverá estar totalmente fechado (portas, janelas e outras aberturas).

4.9) O veículo deve estar com seu sistema eletroeletrônico protegido, não é permitido nenhum equipamento ou condutores que de alguma maneira ofereça risco de acidentes aos passageiros, juiz(es) e/ou ao público em geral.

5. PREMIAÇÕES

5.1) Troféu para o 1º e 2º 3º colocados, e Medalhas/Lembranças para o 4º e 5º de cada categoria em cada etapa.

OBS.: Casos especiais serão analisados pela equipe da Expobaixos.

6. INSCRIÇÕES

6.1) A taxa de inscrição por categoria para cada etapa será de R$ 40,00 (quarenta reais).

6.2) Uma vez inscrito, o competidor concorda com todas as regras e especificações da Expobaixos.

6.3) Após efetuada a inscrição, não será devolvida em nenhuma hipótese o pagamento efetuado.

6.4) O competidor que desejar efetuar nova medição da mesma categoria e no mesmo evento, deverá efetuar novo pagamento de uma nova taxa de inscrição, mediante as especificações de cada categoria.

6.5) Deverá, se necessário, preencher de maneira clara e legível a ficha de inscrição com todos dados.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

7.1 A Expobaixos se reserva ao direito de poder alterar, adequar e até mesmo de substituir as regras e especificações aqui contidas, em qualquer momento e situação que julgar necessário, para o bem geral dos competidores e da própria entidade, para o bom andamento da competição e de todos. Não haverá revisão de resultados. Qualquer item, ocorrência ou situação não prevista no regulamento, será analisado(a) pelos organizadores do evento juntamente com a Expobaixos. A partir daí, será tomada uma decisão, a qual será soberana, definitiva, irrevogável e única. Os recordes Expobaixos serão válidos para o circuito, ou seja, a cada ano ou circuito os recordes serão zerados e começados a partir do índice zero a cada novo circuito, em função de haver mudanças de regras e/ou categoria.

7.2 A Expobaixos tem suas regras próprias, que poderão ou não ser coincidentes com as de outras entidades. A promoção destes eventos tem como objetivo principal o desenvolvimento do esporte dos Carros Rebaixados, e promover a integração entre Fabricantes, Lojistas, Competidores, Mídia e o Público em geral, apaixonados pelos carros rebaixados. As demais regras e adequações estão contidas nas Regras Gerais da Twister.

A Expobaixos deseja a todos os competidores e afins um ótimo divertimento nas etapas e Boa Sorte.